terça-feira, 10 de maio de 2011

A prevenção sempre é o melhor caminho

                                 Depois de abordar o aspecto odontológico/preventivo da gravidez, falaremos agora sobre a prevenção da cárie em bebês. É importante salientar que a mãe deverá fazer o pre-
paro prévio do bico do seio para amamentação. Geralmente quem dá as instruções é o ginecologista.
                                 Deverá haver consciência por parte dos pais e/ou cuidadores, no sentido de evitar, ou pelo menos retardar, a introdução de hábitos considerados nocivos no primeiro semestre de vida da criança. Tais hábitos são introduzidos pelos adultos, geralmente por um certo comodismo. São eles a chupeta e a mamadeira. Tudo o que a criança precisa é do peito da mãe nos primeiros seis meses de vida.
                                Esta prática abrange muitos aspectos no desenvolvimento da criança, mas quero ressaltar dois fundamentais: 1.O contato físico com a mãe 2. Os inúmeros benefícios que o leite materno oferece à criança. Importante: tudo isso é de graça.
                               Em termos nutricionais, o leite materno possui: água, proteínas,lactose (que é o açúcar natural do leite),vitaminas B6, B12, C e D (esta última previne e combate o raquitismo), sais minerais e imunoglobulinas. Uma refeição completa.
                               No início da mamada, o leite contém mais proteínas, vitaminas, sais minerais (entre eles o cálcio) e imunoglobulinas (proteínas relacionadas ao sistema imunológico, aumentando a sua resistência). No fim da mamada, o leite é rico em lipídeos (gorduras).
                              Sabe-se que a criança amamentada no peito possui mais resistência às doenças. Este fato está relaciondo ao aspecto imunológico. A presença de substâncias como a IgA (imunoglobulina A), lizozimas, prolactina, lactoferrina e outras garantem a boa saúde da criança. O bebê adquire imunidade contra diarréias, possui melhor desenvolvimento cerebral e facial, equilíbrio das funções urinárias, desenvolvimento da retina, crescimento e maturação do fígado, coração, intestinos, pâncreas e estômago.
                             Enquanto o bebê mama, ele respira só pelo nariz (pois não solta o peito a menos que esteja saciado). Fica obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula, adquirindo tônus muscular necessário para realizar a abrasão fisiológica da primeira dentição (dentes de leite). Exercita ossos e músculos da face, modelando o ângulo da mandíbula. Isso não acontece quando mama na mamadeira.
                            Como podem ver, basta um pouquinho de esforço e dedicação para obter resultados espetaculares. Além de um gesto de amor, amamentar é querer o melhor para seu filho(a).
                            Para finalizar, quero fazer uma observação: amamentar não provoca queda do seio. A queda do seio é provocada pelo aumento do seio durante a gravidez e consequente diminuição dele ao final, quando o seio volta aos poucos ao tamanho normal. Este processo poderá gerar uma certa flacidez. Procure conversar com seu médico e se informar sobre uma forma de minimizar os efeitos da gravidez sobre este órgão. Pesquisas revelam que a amamentação pode reduzir a incidência do câncer de mama.
                            Um grande abraço e até a próxima.                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário