terça-feira, 10 de maio de 2011

A gravidez e a odontologia

                                    O assunto de hoje é cercado de mitos e verdades. Vou esclarecer o que é verdade e o que, ao longo dos anos, pensou-se que era verdade, virou senso comum, mas não tem base científica.
                                    O primeiro mito que pretendo derrubar é o de que na gravidez os dentes ficam mais fracos. "Dizem", sem nenhum respaldo científico, que a mãe perde minerais (em especial o cálcio) para a formação dos ossos do bebê. Isto não acontece. Principalmente quando a mãe mantém uma dieta balanceada.
                                   Ocorre sim uma perda de cálcio pelo esmalte dos dentes da mãe, mas por outro motivo. Melhor seria dizer outros motivos. São eles: 1. Pelo surgimento das náuseas e vômitos, ocorre uma mudança nos hábitos de escovação da gestante. Por sentir ânsia, ela negligencia a higiene bucal.2.Com a negligência na escovação, surge a placa bacteriana que se instala sobre o esmalte dentário e começa a produzir descalcificação (perda de cálcio). Essa descalcificação ocorre porque as bactérias da placa produzem ácidos no seu metabolismo e esse ácido desintegra o esmalte, tirando-lhe o cálcio. 3. A perda de cálcio não é cárie, mas é o primeiro estágio da cárie. A bactéria primeiro ataca o esmalte roubando-lhe o cálcio. Rompida a barreira mais resistente que é a mineral, fica fácil chegar à dentina, farto material biológico para alimento das bactérias e instalação da cárie propriamente dita.
                                  Todo esse processo forma um círculo vicioso, um fator se mistura ao outro e está
instalado o problema.
                                  Na gravidez também costumam surgir problemas na gengiva. Fatores hormonais somados à mudança de PH (índice de acidez) bucal alteram a textura da gengiva, mas a gengivite só ocorre se houver presença de placa. Sem placa, sem inflamação.
                                  É importante que a gestante evite ao máximo tomar remédios, a não ser os recomendados pelo seu médico. Digo isso porque os dentes da criança se formam na vida intrauterina
e substâncias químicas de medicamentos poderão alterar a constituição dentária do bebê.
                                 Uma dieta balanceada é importante não só para a saúde da mãe, como a do bebê.Corpo saudável,dentes saudáveis.
                                 Para finalizar,os cuidados com a saúde bucal do bebê devem começar, ou melhor, continuar logo após o nascimento, mesmo que a criança ainda não possua dentes.
                                 Disso falaremos em outra ocasião. Um abraço.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário