terça-feira, 10 de maio de 2011

S.O.S- O que fizeram com a odontologia?

                                   " Adam Smith, economista, escritor e pensador que viveu no século XVIII, diz em sua obra que, quando muitas pessoas começam a realizar o mesmo trabalho, os preços caem e com ele a rentabilidade. Até que um dia, este trabalho se torne um péssimo negócio e as pessoas começam a abandoná-lo."(Tirei este trecho da Internet e gostaria de discuti-lo com você).
                                  Os áureos tempos da odontologia se foram. Destruíram e continuam a destruir a nossa profissão. Quem são os culpados? É a pergunta que não quer calar.
                                  Poderíamos arriscar alguns palpites : Seria a política? Seriam os próprios profissionais?
                                  Segundo o último censo, Goioerê possui aproximadamente 29 mil habitantes. Goioerê também possui em torno de 40 dentistas, incluindo aqueles profissionais que atendem periódica ou esporadicamente em clínicas integradas. Muitos profissionais. Poucos pacientes. Essa proporção se torna ainda mais cruel, se considerarmos que boa parte da população não tem acesso a uma odontologia mais especializada. Tudo é muito caro!
                                  Será que todos os profissionais estão contentes? Sou capaz de apostar que, salvo raríssimas exceções, a grande maioria está descontente sob algum aspecto. Principalmente aqueles que vivem exclusivamente da profissão (não possuem outra fonte de renda).
                                  Durante o governo de FHC (Fernando Henrique Cardoso), começaram a surgir faculdades por todos os cantos do país. Um processo desordenado, sem estrutura real para oferecer aos alunos. Não foram só as faculdades de odontologia, mas também de outras áreas.
                                  Qual foi o resultado? O caos. Uma crise ética.
                                  A cada semestre são "despejadas" centenas de alunos (agora "profissionais") no mercado de trabalho. Despreparados, atônitos...Logo começam a se degradar e a degradar a profissão.
                                  O que significa ser um dentista hoje? Se tiver dinheiro, qualquer um pode ser dentista e até se dar bem.
                                  Ainda há alguns desavisados que sonham em cursar odontologia e ficar ricos. Para estes, deixo o meu recado: se você já não é rico(a), sinto informar que será difícil ficar com o mero exercício da profissão. Hoje não se ganha mais dinheiro com odontologia,principalmente se exercê-la como deve ser.
                                  Ao se formar, o dentista deverá ter um bom capital inicial. Para montar o consultório? NÃO! Para começar a fazer cursos de pós-graduação, na tentativa de compensar o que não foi aprendido no curso de graduação.
                                 No atual currículo, o curso de odontologia dura cinco anos. Serão pelo menos mais cinco anos para se tornar um especialista.
                                 E se não for especialista? Você cairá na "vala comum". Para sobreviver, certamente cairá nas garras dos empresários da odontologia. Será explorado. Exigirão produção, produção e mais produção.
                                 Enquanto se é jovem, tudo vale. Conta como experiência. Existe "gás" suficiente para trabalhar até 12 horas por dia, ganhando uma "merreca". Seus pacientes serão cobaias em mãos inexperientes.
                                 Este é o preço que algumas pessoas pagam para gastar pouco com dentista...
                                 É uma vergonha nacional...
                                 Fica aqui o meu protesto e desabafo...
                                 Até a próxima.



 
                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário