sábado, 14 de maio de 2011

Herpes labial

                               Através da prática odontológica, pude me deparar várias vezes com a herpes labial ou herpes simples, como também é conhecida.
                               É uma doença infecciosa provocada por um vírus e bastante contagiosa. O contágio geralmente ocorre no contato de mucosa com mucosa (por exemplo no beijo), mas pode ser adquirida através de objetos contaminados(infecção cruzada).
                               A herpes labial ou bucal não tem cura. Uma vez adquirida, a pessoa passa a sofrer episódios recorrentes da doença que aparece e some sem deixar cicatrizes. O período que separa uma crise da outra, depende de vários fatores, mas o fator decisivo é a imunidade da pessoa infectada. Se tiver uma imunidade alta, as crises serão mais espaçadas. Caso contrário, as recidivas podem se tornar frequentes (de 3 em 3 meses, por exemplo). Quanto mais crises,maior transtorno.
                             Sabe-se que o vírus fica alojado num músculo e ataca células da mucosa e da pele, destruindo-as. Pode também ficar em estado latente em neurônios (células nervosas), de onde são ativados (ou reativados) quando a resistência imunológica cai.
                             Em que situações a resistência imunológica cai? Em situações como exposição ao sol, presença de febre, período menstrual, stress, traumas físicos ou psicológicos, uso de alguns medicamentos como os corticóides, etc.
                             Quase cem por cento da população brasileira já entrou em contato com o vírus da herpes em algum período da vida, mas não se sabe por que somente quarenta por cento desenvolve a doença.
                             Como se caracteriza a herpes labial?
                             Caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas ou vesículas sobre os lábios, na pele e nas mucosas. Estas bolhas estão cheias de um líquido meio turvo, que é rico em vírus. Se a bolha se rompe, o líquido se espalha e dissemina a infecção. Há casos em que as lesões não ficam restritas à região da boca, mas se espalham pelo rosto, chegando próximas ao nariz.
                             Após a fase bolhosa, as lesões viram feridas cobertas por um crosta (como se fosse um casca). É a fase que a doença se torna mais contagiosa. A(s) ferida(s) vão secando aos poucos e desaparecem sem deixar marcas. Cada crise pode durar de 5 a 10 dias.
                             Há alguns cuidados que a pessoa infectada deve tomar, mesmo quando não está em crise. Avisar as pessoas com as quais mantém contato que é portadora do vírus da herpes. Procurar não compartilhar objetos pessoais como copos, xícaras e talheres.
                            A pessoa infectada pode contaminar outra mesmo quando não estiver com lesões, principalmente em contatos íntimos.
                            Para finalizar, algumas considerações: a herpes não é uma doença grave, mas incômoda e atrapalha de certa forma o convívio social quando está ativa. Adquirir herpes não é "o fim do mundo", mas obriga a pessoa a mudar alguns hábitos, principalmente no sentido de manter a imunidade em alta.
                           Levar uma vida saudável, manter uma boa alimentação, fugir do stress, evitar o fumo e o álcool podem prolongar bastante o período entre uma crise e outra. O sono também é fundamental.
                           Dormir o número suficiente de horas deve ser prioridade.
                           Se houver alguma dúvida sobre o assunto, peço que postem comentários no próprio blog ou escrevam para o meu e-mail : bonani.marialuiza@gmail.com.
                           Um abraço.

Um comentário:

  1. O vírus que causa a herpes bucal chama-se HSV1. Há outros tipos de herpes. A herpes genital, que é adquirida pelo contato sexual,chama-se HSV2.Com a prática de sexo oral, pode-se encontrar o vírus da herpes 1 na genitália e vice-versa.Há também a herpes zoster, que é provocada pelo vírus da catapora e pode se alojar em músculo das costas ou abdômen. A diferença entre a herpes zoster e a herpes simples é que ela acontece uma única vez e imuniza a pessoa. Além desses, há outros tipos de herpes,mais raros.

    ResponderExcluir