sábado, 25 de junho de 2011

O que causa o mau hálito?

             Esse é um assunto que incomoda muita gente,mas nem todo mundo admite a  preocupação,a não ser quando conversa com o seu próprio dentista.
              De cada dez pessoas que procuram um consultório dentário,pelo menos tres têm dúvidas a respeito do que causa o mau hálito.Essas pessoas relatam ter o problema constante ou esporadicamente.
              A presença do mau hálito,também conhecido como halitose,afeta as pessoas e indiretamente os
que convivem com elas.Pode ser motivo de intenso desconforto e constrangimento social,podendo ser a causa da fuga do convívio com outras pessoas,principalmente convívio mais íntimo.
             O problema pode ter causas bucais ou não.As causas bucais são as mais comuns.Além delas,podem ocorrer causas provenientes do sistema gástrico (estômago e órgãos relacionados a ele,como a garganta) e até causas hormonais.É importante saber diagnosticar a origem do problema.Quando diagnosticada a origem,a resolução do problema se torna mais eficaz.Acho importante ressaltar que o mau hálito não é um problema em si,mas a consequência de um outro problema.Diríamos que ele é apenas "a ponta do iceberg".
             Dentre as causas bucais,por incrível que possa parecer,não são as cáries as grandes vilãs.Mesmo quando são profundas e extensas,não costumam exalar cheiro que possa ser percebido a curta distância.Isso está relacionado ao tipo de bactérias que as provocam.
             Ao contrário,os problemas periodontais (relacionados às estruturas de sustentação do dente),são grandes culpados.A gengiva é uma estrutura de sustentação dos dentes.Sua inflamação,que é conhecida como gengivite,é uma das causas do mau hálito.
            A gengivite aparece,entre outros fatores,pela presença de tártaro (que é a placa bacteriana calcificada).A gengiva inflamada produz exsudato purulento ou não e constante sangramento.Isso faz com que as bactérias existentes nesse meio produzam um odor fétido,proveniente de seu metabolismo.
            Outra causa bucal do mau hálito é a língua saburrosa.A saburra (restos alimentares,produtos da descamação da mucosa,células mortas e placa bacteriana) pode ser removida através de um raspador de língua ou até mesmo da escova.A língua deverá ficar totalmente vermelha,sem indícios de áreas esbranquiçadas.Não adianta escovar os dentes e não escovar a língua.
            Nas próximas edições,continuaremos falando sobre as causas do mau hálito,descrevendo causas bucais e não bucais e orientando o leitor a forma certa de prevenir e eliminar tais causas.
            Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário