quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cárie dentária: Você sabia que ela é uma doença e é transmissível?

         Sou capaz de apostar que um grande número de pessoas desconhece que a cárie dentária é uma doença, e o que é pior, é transmissível. Explicarei melhor.
        A cárie é uma doença cujas causas são multifatoriais, ou seja, é necessário que haja uma série de fatores que, somados, possam provocá-la.
       Em primeiro lugar, para que a pessoa desenvolva a cárie é necessária uma certa predisposição genética. Depois desse fator relativamente determinante, a dieta, os hábitos de higiene bucal, a presença de cárie em outras pessoas da família, serão fatores importantes para a instalação do problema.
       A bactéria mais importante na formação e desenvolvimento da cárie é o S. mutans, presente na nossa saliva. Sua presença em si não significará que a pessoa terá cárie. Como foi dito anteriormente, outros fatores serão decisivos para que a doença se instale. São eles:
          1) Dieta rica em carboidratos (açúcares) presentes nas massas, nos doces, no leite (lactose) e até nas frutas (frutose). Este último tipo de açúcar é, entre todos, o menos cariogênico.
          2)Higiene bucal insatisfatória: considero este fator de suma importância. Não escovar os dentes após comer, não usar fio dental, não escovar ou raspar a língua com instrumento apropriado, não utilizar enxaguatório bucal, comer ou "beliscar" entre as refeições, beber líquidos açucarados entre as refeições (o aparentemente inofensivo "cafezinho") são hábitos decisivos para a implantação da cárie.
          3)Pessoas da família que já estejam com cárie, principalmente aquelas mais próximas e mais íntimas, serão vetores de propagação da cárie.
          4)Bebês são o alvo mais fácil de contrair a bactéria da cárie, já nos primeiros meses de vida. Eles têm um sistema imunológico ainda imaturo, com poucos anticorpos, ficando por isso mais propen-
sos a adquirir o S. mutans da mãe, babá ou cuidadora.
         5) Nos relacionamentos íntimos, através do beijo ou do hábito de comer e beber com os mesmos  talheres e copos. Vale lembrar que todas as situações supracitadas são necessárias que se somem para a a definitiva instalação da cárie.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário